Ela inspira #3 @fit_tinha (Fátima Cardoso)

Quem és tu?

O meu nome é Fátima Cardoso tenho 23 anos e serei novamente estudante a partir de Setembro deste ano. Posso dizer (felizmente) que tenho um gosto especial pelas pequenas coisas do dia-a-dia, ou seja, aprecio bastante os pequenos momentos do meu quotidiano.Gosto imenso de ler, adoro praia (detesto neve) e se estiver sempre rodeada de amigos e/ou família estou bem de certeza À parte disso tenho, claramente, uma paixão pelo meu estilo de vida “fit”. Adoro treinar e manter a minha alimentação relativamente controlada não é nenhuma obrigação, considero até ser um entretenimento.

FullSizeRender (6).jpg

Quando começaste a praticar kickbox e ginásio? 

Comecei as duas atividades em 2010. Na altura o ginásio era mais um complemento ao Kickboxing e só mais tarde, em 2013, é que se tornou o foco principal.

FullSizeRender (13)

Como é a tua rotina de treinos? O que gostas mais de treinar, quais são os teus exercícios favoritos?

Por norma faço 5 treinos de ginásio por semana, gosto de dividir os treinos por grupo muscular e não treino os mesmos músculos em dias seguidos. Depois faço um treino de corrida longa (pelo menos 10km) e um dia de descanso. Faço desta forma porque sinto que funciona comigo, tenho rendimento e consigo descansar o suficiente para me sentir com energia nos meus treinos. Vou confessar que tenho uma pequenina “obsessão” com os meus ombros, treino esse músculo duas vezes por semana apesar de ser um dos mais pequenos. Acho que é o meu preferido! No entanto também gosto bastante de treinar abdominal e tenho tentado desenvolver mais a minha técnica a saltar à corda, considero ser um dos melhores exercícios cardiovasculares. Recentemente descobri que tinha varizes internas relativamente avançadas e por isso, além de deixar o kickboxing, tive de redefinir o meu treino de pernas, deixar de fazer certos exercicios com carga como por exemplo o agachamento com barra ou o peso morto. Assimilei isto como um novo desafio e vou com certeza aprender mais umas coisinhas.

Há quanto tempo e de que forma é que começaste a preocupar-te mais com o que comias? O que achas que provocou esse clique?

Há alguns anos, antes de iniciar a atividade física com mais regularidade tive um distúrbio alimentar, que felizmente não se tornou nada de muito grave. Sofri de anorexia nervosa e foi o facto de ter começado a praticar kickboxing que me levou a dar à volta à situação. A partir daí a minha alimentação tornou-se muito mais cuidada e fui fazendo os ajustes necessários para que fosse também ela saudável.

Como é a tua rotina alimentar de um dia típico e como a preparas?

Normalmente o meu dia começa sempre com papas de aveia, é um vício enorme e eu sei que a maior parte de vocês me compreende. Como treino de manhã, faço dois lanches, o pós treino que normalmente é legumes cozidos com proteína (atum, pescada, frango) e bolachas de arroz, e um outro mais perto da hora de almoço que por norma é sopa. O meu almoço e o meu jantar são muito semelhantes, o básico e o lanche da tarde também é à base de legumes cozidos e proteína. Quanto à proteína convém só salientar que não consumos carnes vermelhas. À noite tenho sempre de comer qualquer coisa, antes de dormir é quando tenho mais apetite, e aí vai depender das macros que ainda tenha para consumir (tento seguir mais ou menos o chamado “if it fits you macros”). Como gosto de comer alimentos cozidos a preparação torna-se mais simples, e faço-o com antecedência para ter sempre as marmitas prontas para o dia seguinte.

Há quanto tempo e de que forma é que começaste a preocupar-te mais com o que comias? Consideras fundamental esta preocupação?

A partir do momento em que percebi o impacto que tinha na minha evolução comecei a levar a nutrição um pouco mais a sério. Sinto que os cuidados que tenho nas escolhas dos alimentos que consumo e a forma como os confeciono (maioritariamente cozidos e grelhados) fizeram toda a diferença na minha forma física. Portanto, sim considero fundamental, pelo menos no meu caso foi.

Como lidas com os comentários, dúvidas ou críticas dos outros – próximos (família, amigos) ou mais afastados (seguidores) – em relação às tuas opções (alimentação, rotinas de treino)?

Tento sempre realçar o facto deste estilo de vida ser uma escolha minha, que tal como qualquer outra deverá ser respeitada. Se alguém me diz “porque é que são 9h da manhã e tu estás a comer atum?” Eu naturalmente respondo “E porque não?”. O conceito de normalidade é muito relativo. Desde que eu me mantenha saudável e faça sempre aquilo que me deixe feliz e confortável, está tudo bem. Gosto muito de explicar às pessoas os meus motivos e as minhas motivações e qualquer comentário menos positivo não me causa grande impacto (pelo menos até á data de hoje).

Certamente ao longo do tempo foste fazendo algumas aprendizagens… há assim alguma coisa que ao olhares para trás penses “bolas, como é que eu fazia isto?” –

Sem dúvida, sim. Acho que a principal coisa que me leva a ter esse pensamento é o meus esquema de treino inicial em que eu basicamente fazia cardio e abdominais. Durava cerca de 40 minutos e não era nada intenso. Ainda bem que fui aprendendo algumas coisas.

Onde sentes que encontras motivação/inspiração para continuar com este estilo de vida dia após dia?

Sinto que actualmente a minha evolução pessoal é sem dúvida alguma uma das minhas maiores motivações. Regularmente tiro fotografias também para mais tarde fazer as minhas comparações e é muito gratificante ver as diferenças e perceber que o esforço, ainda que prazeroso, tem os seus resultados. O feedback que tenho tido nos últimos tempos devido à conta do Instagram é maravilhoso e eu humildemente agradeço por todos os dias os meus seguidores fazerem igualmente parte da minha motivação diária.

Instagram: @fit_tinha

 

Deixe um comentário

