O QUE É SER FIT AFINAL?

É uma questão que tem sido feita várias vezes..E eu também não tenho A resposta mas tenho sim, a minha opinião.. E não foi uma opinião construída agora mas sim que se tem vindo a formar já desde há 3 anos atrás quando comecei a página no instagram.. e estou segura (seguríssima) que há 3 anos atrás a resposta seria totalmente diferente (e percebe-se se tentarem recuar muitas e muitas fotografias atrás.. Focada, focadíssima.. marmita para ali e para acolá. Treinos até mais não dar.. até acumular o máximo cansaço.. e para quê? Para tentar alcançar aquilo que muita gente quer.. um corpo “FIT”.. E aqui, FIT, entende-se por um corpo seco com alguns abdominais (nunca gostei de ver em demasia nem de ver os músculos nos ombros e  braços.. mas respeito quem gosta!). Conclusão..como é óbvio este “foco todo” não mexe só connosco fisicamente mas também mentalmente. E mexe, principalmente, com todos aqueles que nos rodeiam e com a nossa interação com os outros.

@saramluis
..não sei até que ponto é que “o ser fit” é confundido com o “ser saudável”. Podem andar de mãos dadas, hoje em dia acho que existe (ainda mais que antes) uma sede por atingir o corpo perfeito, muito graça às redes sociais. Cada vez mais vemos fotografias de corpos esculpidos, pratos imaculados com restrições nutricionais, suplementos e afins.. ao promover isto, estamos a dar aso a que se torne uma obcessão. Por isso, na minha opinião, ser fit não passa de uma palavra relacionada apenas com aparência: corpos definidos.”

Atualmente, considero as redes sociais fatais no passa a palavra.. com um poder de comunicação que caso não haja filtragem das mensagens que são passadas por parte dos leitores, podem ser isso mesmo FATAIS. “Ai mas ele faz isto..; ai mas ela não come isso.. e tem glúten?; bla bla bla.. dá outra conversa que mais tarde também podemos ter.

@1rule_norules  “ser fit é ser-se feliz a comer bem (alimentos de verdade), ser-se feliz a treinar, ser-se saudável mental e fisicamente! É estarmos bem connosco próprios, cuidar-nos de nós e desafiamo-nos todos os dias”.

“Estarmos bem connosco próprios”.. É Verdade.. isto será o primeiro ponto da minha resposta. Gostarmos de nós como somos, com os nossos feitios e defeitos.

@anacsardo “Para mim ser fit é saber viver com equilíbrio, respeitar as necessidades do nosso corpo (e mente!) e fazer escolhas conscientes todos os dias, por um eu melhor. É pensar no futuro sem deixar de aproveitar o presente e não deixar que a procura por um estilo de vida FIT domine a nossa existência e pensamentos. Ser fit deve, acima de tudo, ser naturalmente simples e descomplicado”.

Esta semana quando andava a fazer “scroll” na página da NIT encontrei este artigo: “A mulher que foi dos 58 aos 115kg” e li a seguinte frase que cai que nem uma luva aqui “A forma como comemos é o espelho de como nós interagimos com os outros e é o espelho da nossa forma de estar na vida.”

Também sabe bem ter uns momentos sozinha..ó se se sabe! Mas sejamos sinceros.. quando estamos rodeados pela nossa família, pelos nossos amigos e todas as pessoas que nos são queridas não é mil vezes melhor? É tão bom.. Ser FIT também é isto.. conviver..saber conviver!

@danielasmp “ser fit para mim é levar um estilo de vida saudável e equilibrado , com hábitos e escolhas adequados às minhas necessidades diárias – it’s about making choices that FIT in my life.
@fit.tinha “Para mim ser fit é ser saudável, tanto física como psicologicamente. Saber encontrar o equilíbrio e fazer por ter uma mente sã num corpo são. Acima de tudo é evitar extremismos e viver com muita tranquilidade.”
@angelacarvalho_fit “ser fit é um estilo de vida, uma forma de estar que envolve muito mais do que uma alimentação saudávl e ser praticante de exercício físico. Quando se entra verdadeiramente neste estilo de vida e não é apenas uma moda é que podemos dizer que somos fit.”

Não, na minha opinião, não é não comer alimentos com glúten, sem lactose e sem açúcar, não! (também já pensei assim, já..mas graças a deus hoje penso de outra forma) apetece um gelado? apetece uma tosta mista? Ok. Hoje comes, amanhã sabes que já não deves (podes) abusar. Sabes que vais querer sobremesa..ok, então se calhar cortamos um pouquinho nas entradas e no prato principal. Sem dramas, com equilíbrio! EQUILÍBRIO.

@mariana.isabel.monteiro “seguir um estilo de vida saudável, que se adeque ao nosso estilo de vida e nos deixe felizes!”
@sarafilgomes “ser fit para mim é o equilibrio de 3 coisas: ter uma alimentação saudável equilibrada e variada (rica em fibra e gorduras boas) ; praticar exercício físico regularmente e dar o devido descanso ao corpo e à mente”.

@anacsardo “Para mim ser fit é saber viver com equilíbrio, respeitar as necessidades do nosso corpo (e mente!) e fazer escolhas conscientes todos os dias, por um eu melhor. É pensar no futuro sem deixar de aproveitar o presente e não deixar que a procura por um estilo de vida FIT domine a nossa existência e pensamentos. Ser fit deve, acima de tudo, ser naturalmente simples e descomplicado”.

Sim, ser FIT não é treinar todos os dias.. para mim não é aquele corpo sarado. Nem aquele oblíquo perfeito, nem aquela cinturinha MARA, nem as costas largas e as coxas bem definidas.

@bebe.saudavel “ser fit é respeitar o nosso corpo, cuidando dele através de bons alimentos, descanso, exercício e muitos mimos”.
@luisinhaaaa87 “para mim ser fit é ser e aceitar me tal como sou com qualidades e defeitos. Mas aceitar-me com escolhas saudáveis, conscientes e tranquila que dei o meu melhor por mim”.

SABER ESTAR. SER FELIZ. ALIMENTAR-ME BEM E COM CONSCIÊNCIA. FAZER AQUILO QUE GOSTO. SENTIR-ME BEM E TER SAÚDE. GOSTAR DE MIM E DAR O MELHOR DE MIM EM TODAS AS COISAS QUE FAÇO E ACREDITO.

@marianagoesfit“Para mim, ser fit é ser saudável (por fora e por dentro) e ter um equilíbrio entre corpo e mente”.

Não me quero estender muito mais..até porque a minha opinião vai de encontro ao que está escrito nos excertos que passei para aqui (que me foram enviados por algumas pessoas queridas). E quero terminar com a mensagem que recebi e que mais me identifiquei..da Beatriz:

Ser fit ou ter um lifetyle saudável é fazer as melhores opções possíveis, dadas as circunstancias e independemente do estilo de vida de cada um (vegan, paleo, o que for…) ou seja, quanto mais natural melhor, quando possível, e quando não possível,não pirar! Isto porque eu penso que não é apenas “about the body” mas também “about the mind” Já em relação ao exercício, mais uma vez, cada um deve fazer aquilo que o faz feliz e lhe dá prazer”.

Agora fica a questão: SER FIT OU SER SAUDÁVEL? 

 

Nota: Obrigada a todos os que me enviaram as opiniões e peço desculpa por não ter colocado todas mas era realmente complicado.

Mil sorrisos,

Marta

 

Deixe um comentário

