ROTA DOS ALIMENTOS #1

Se gostas de estar em dia e provar novos alimentos que melhoram a tua saúde e o teu rendimento desportivo, aqui vais encontrar o que tem vindo a ser mais introduzido na alimentação no começo deste ano. As últimas tendências alimentares vão desde frutas e verduras específicas, a suplementos de vitaminas, minerais e outros componentes, que se impõe pelas suas propriedades benéficas, ou ainda determinados alimentos, alguns desconhecidos e outros que sempre estiveram disponíveis no mercado, mas que só agora lhes começou a ser dada a devida importância por apresentarem qualidades especiais.

Revendo bem os alimentos da atualidade, muitos deles não são assim tão recentes . Muitos já eram consumidos pelos nossos ancestrais, e com os tempos modernos caíram em desuso. A indústria alimentar veio para prevalecer com novos produtos e géneros alimentícios que fogem dos alimentos no seu estado original. Estes alimentos processados, ricos em açúcar, gordura e sal, são produzidos para agradarem ao palato e serem apetecíveis, mas ao mesmo tempo, levam os consumidores a desaprender a saborear o verdadeiro sabor dos alimentos naturais.  Há que voltar às raízes, reconhecendo todos os alimentos benéficos à saúde ao longo de gerações, que muitas vezes são esquecidos, e abrir alas aos novos alimentos que vêm de lugares remotos, alguns consumidos por civilizações há centenas de anos e que não tínhamos conhecimento da sua existência. Ao mesmo tempo, têm surgido alguns suplementos que vêm complementar a alimentação com benefícios conhecidos na saúde e rendimento desportivo.

CHÁ VERDE OU MACTHA

matcha

Variedade de chá verde originária do Japão, comercializada em forma de pó. É muito utilizado para temperar ou dar cor verde a determinados pratos japoneses. É o ingrediente chave na preparação de gelado ou bolos de chá verde. O seu preço elevado também se justifica por apresentar inúmeros efeitos benéficos para a saúde devido, à sua riqueza nutricional. Apresenta um elevado teor de polifenóis antioxidantes (como as catequinas), com poder de combater os radicais livres no organismo e proteger contra o cancro. Também apresenta bons níveis de clorofila, o pigmento verde das plantas, que ajuda na eliminação de toxinas do organismo. Ao mesmo tempo é revitalizante, aumentando a energia corporal e permitindo elevar o metabolismo, auxiliando no emagrecimento.

FENO GREGO

feno-grego-em-po

É uma planta também conhecida como alfarva ou alforva. As suas sementes aromáticas são utilizadas como ingrediente em muitas receitas tradicionais da cozinha árabe, chinesa ou indiana. As sementes de feno-grego são muito conhecidas por ajudarem a estimular o apetite de pessoas com baixo peso, muitas vezes sendo usado sob a forma de suplemento. Apesar disso é uma planta com poderes digestivos e anti-inflamatórios, que tem na sua composição uma grande quantidade de fitoquímicos como os taninos, flavonas e saponinas. Devido à sua grande riqueza nutricional, ajuda ao aumento da massa muscular e a recuperação pós-esforço. São lhe conhecidas propriedades redutoras dos níveis de colesterol, triglicéridos e de açúcares no sangue, ao mesmo tempo auxilia no alívio dos sintomas menstruais, dores de garganta, constipações, acne e gastrites. Alguns estudos demonstraram que reduz o risco de alguns tipos de cancro como a leucemia, osteossarcoma e cólon.

Experimenta e dá-nos a tua opinião,

Nutreat by Rita Correia

Próximo post da #rotadoalimentos: óleo de coco e spirulina.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s