LOW PRESSURE FITNESS – Hipopressivos

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Hoje venho falar-vos de uma formação que tirei à relativamente pouco tempo! Chama-se Low Pressure Fitness, teve origem em Espanha e é um sistema de treino com base na técnica hipopressiva, na libertação miofascial e na reeducação postural e respiratória (este ponto é sem dúvida a grande falha a nível geral no bem-estar do ser-humano).

Benefícios:
– reeducação postural
– melhorias a nível respiratório
– redução do perímetro da cintura
– recuperação do pavimento pélvico
– melhoria da função sexual
– recolocação dos órgãos pélvicos
– prevenção de prolapsos pélvicos

Existe um aumento da pressão abdominal quando tossimos, rimos, corremos, treinamos, vamos à casa de banho, nos levantamos da cama… Ela está presente no nosso dia a dia e a técnica hipopressiva vem contrariar este aumento de pressão, fazendo exatamente o contrário, diminuindo a pressão intra-abdominal.

Segundo Bernardita F, Roxanna G., Vila A. & Rial T (2014), a Técnica Hipopressiva é mais eficaz no que toca ao desempenho abdominal do que o “Crunch” ou as “Scissors”.

Funções do Pavimento Pélvico:
– Suporte aos órgãos pélvicos;
– Mantem a continência urinária e fecal;
– Garante a estabilidade da região lombo-pelvica;
– Fecha a pélvis óssea;
– Micção, defecação e parto;
– Relações sexuais.

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Por estas razões, a técnica hipopressiva é adequada a qualquer tipo de população mas com mais ênfase em pré e pós-parto, perdas urinárias ou disfunção sexual. Contudo toda a população porquê? Mais vale prevenir do que remediar!

A técnica hipopressiva está dividida em 2 partes: postura (alongamento axial, alongamento cervical e abdução das omoplatas) e respiração (2” inspiração, 4″ expiração, 10 a 25″ apneia – 3 reps. por exercício – 3 respirações entre exercício).

Existem várias posições de Low Pressure Fitness, abaixo seguem algumas imagens!

Para mais informações consultar um Profissional da Área do Exercício ou Saúde (Personal Trainer, Fisioterapeuta, Osteopata…) com pelo menos o nível I de Low Pressure Fitness!

Espero que vos tenha despertado a curiosidade! Se já conheciam ou vão experimentar partilhem connosco as vossas fotografias com a hastag #personalfit. 

Nota: mais informações sobre este tema podem ver no site oficinal – Low Pressure Fitness.

Bons treinos 🙂

Maria Camarão

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