ÓMEGA-3 ( o que é e para que é?)

em

O ómega-3 é um ácido gordo essencial que o nosso corpo não consegue produzir que tem de ser obtido através da alimentação. 

Nas fontes vegetais, como as nozes, as sementes de linhaça e chia, está presente sob a forma de ALA (ácido alfa-linolénico), que tem uma conversão muito baixa em EPA e DHA (até 8% e 4%, respetivamente), maioritariamente presente em fontes animais como nos peixes gordos. O EPA e DHA são as duas formas de ómega-3 com mais efeitos comprovados a nível de saúde, nomeadamente melhoria da função cardiovascular com efeito anti-inflamatório e antioxidante, benéfico para contrabalançar os efeitos contrários induzidos pelo exercício físico.

Entre outros efeitos apontados, como proteção cerebral, articular e contra o cancro, vêm surgindo estudos que apontam estes ácidos gordos como auxiliares do ganho de massa muscular, na medida que promovem melhoria da força, aumento da síntese proteica e a diminuição do catabolismo muscular, se tomados de forma contínua, em associação com um estímulo de força apropriado e a ingestão de uma quantidade adequada de proteína. As investigações realizadas têm documentado estes benefícios com o consumo aproximado de 2 a 4g de EPA e DHA combinados, que é muito mais do que se consegue obter com 2 porções de peixes gordos semanais.

Se quiseres tirar o máximo partido que estes ácidos gordos essenciais te podem fornecer, podes optar por um suplemento de óleo de peixe sob a forma de triglicéridos (forma natural), que tem melhor biodisponibilidade, e que seja certificado, com baixos níveis de peroxidação, metais pesados e contaminantes.

Nutreat by  Rita Correia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s